domingo, 2 de agosto de 2009

Ainda sobre a limpeza facial...


Segue algumas dicas retiradas do site da revista Marie Claire:


Hidratantes, limpadores, tônicos, esfoliantes, cremes de todos os tipos: com tantos cosméticos disponíveis nas lojas e drogarias, fica difícil saber o que usar, e como usar. Aqui, um guia para cuidar da beleza passo a passo, sem se perder entre as prateleiras

LIMPADORES E DEMAQUIANTES

PARA QUE SERVEM OS LIMPADORES?
Esses produtos removem os resíduos da poluição e da maquiagem, sem comprometer a quantidade de líquidos e de óleo presentes naturalmente na pele. Ao desobstruir os poros, evitam a formação de cravos e espinhas.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PRODUTOS LIMPADORES E DEMAQUIANTES?
Os limpadores têm em sua formulação um detergente, combinado com água ou algum tipo de óleo (numa concentração pequena). São eficientes para retirar resíduos de poluição e maquiagem leve, como o pó facial. Já os demaquiantes contêm alta concentração de óleo mineral, além de um detergente leve e um pouco de água. Graças à presença forte de óleo, conseguem retirar a maquiagem mais pesada, como base ou rímel. Mulheres que usam apenas um pó facial podem passar só limpador. Mas quem aplica base e rímel tem que usar o demaquiante. Quem tem pele oleosa deve aplicar os dois: primeiro o demaquiante e depois o limpador, para remover os resíduos de óleo. Mulheres com pele seca podem ficar apenas no demaquiante. Para a região dos olhos, existem demaquiantes próprios. "Eles eliminam até mesmo os pigmentos resistentes dos produtos à prova d'água, sem danificar a fina pele ao redor dos olhos", diz a farmacêutica Magali Clãs.

COSTUMO USAR APENAS SABONETE COMUM PARA LIMPAR A PELE. EXISTE ALGUM PROBLEMA NISSO?
Os sabonetes comuns contêm detergentes fortes, que retiram a hidratação natural da pele, deixando-a seca e sensível. Por isso, não devem ser usados no rosto em hipótese alguma. É melhor optar pelos limpadores, formulados com detergentes mais suaves. Quem tem pele normal ou seca deve experimentar os cremes ou loções, que contêm óleo. Mulheres com pele oleosa ou mista podem usar produtos oil-free, como géis, espumas e sabonetes em barra específicos para a face, que não contêm fatores irritantes.

COM QUE FREQÜÊNCIA DEVO LIMPAR A PELE?
Duas vezes por dia, de manhã e à noite. Antes de dormir, capriche ainda mais na limpeza, para retirar as impurezas acumuladas durante o dia. Se você aplicou base ou rímel, passe o demaquiante antes do limpador. Resista à tentação de limpar o rosto mais de duas vezes por dia. O exagero pode gerar o famoso efeito rebote. "Ao retirar grande quantidade de óleo da superfície, você estará estimulando a pele a produzir ainda mais gordura que o de costume", afirma a dermatologista Patrícia Rittes, de São Paulo.

0 comentários:

 

Clube do Esmalte Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada